Ontem a corrida foi muito boa, espero que todos tenham gostado como eu curti.
Apesar de ser divertido ajustes precisam ser feitos para que o objetivo principal do evento, que é a diversão seja alcançado.
Na corrida do latinha deu para perceber claramente a discrepancia existente entre motores latinha nos carros minis.
Antes de falar da mudança do regulamento deixa eu explicar alguns pontos do motor que chamamos de "Latinha".
O termos latinha foi criado em uma ds pistas do miltão para se referir aos motores Mabuchi e Jonhson que vinham de caixa e o apelido pegou.
Em foruns gringos vocês vão encontrar a referencia a estes motores como "Silver Can".
Bem, motores lacrados que parecem com os latinhas tem com varias especificações por ai, desde com alto torque e até com RPMs absurdos como os que vinham nos kits da HPI, Traxxas..
Os latinhas que corremos são somente os Mabuchi e Jonhson que vem nos kits, a identificação de um outro motor que não seja os dos kits tamiya é fácil pelo visual deles.
Bem, mesmo os Mabuchi e Jonhson dos kits tem uma variação absurda de potencia/torque. De um lote que a tamiya compra para outro existe variações.
HOje em dia os motores que vem nos kits possuem um torque muito grande mas pouco RPM. Estes motores chamamos de duas janelas. Eles veem com só duas janelas no corpo do motor, alguns vem com um adesivo em uma das janela para não entrar sujeira. Existe tambem os motores mais antigos, que vinham nos kits dos anos 90, que é o Mabuchi quatro janelas. Este motor tem um RPM grande e pouco torque.
Em competições como Formula e 4x4 onde o ajuste da relação é livre, dá para compensar as diferenças dos motores, pois para os quatro janelas se usa uma relação mais curta e no caso do duas janela deixa um pouco mais longa.
Ja no Mchassis isto não é possivel pois a relação é travada.
Visando maior equilibrio e a diversão, o motor quatro janelas esta proibido de participar das próximas etapas da GT5.
Motores duas janelas são so que vem nos kits atuais e tambem estão disponiveis para venda atualmente.
Acredito que os 4 primeiros colocados (inclusive eu) que usaram motores quatro janelas não irão contra esta decisão, ja que novamente, o objetivo principal da categoria é a diversão e conseguimos isto tentando equalizar o máximo os motores.
Premissa que não deve ser esquecida quando existe um questionamento destes: É IMPOSSIVEL EQUALIZAR TODOS OS MOTORES.
Mas é possivel diminuir a discrepancia quando existem motores/modelos diferentes que apesar de serem "originais" tem performance bem diferentes.
Esta decisão foi tomada porque é a mais simples, rapida e barata a se tomar. Existem outras, mas que seriam mais trabalhosas e caras.
Quem quiser comentar algo, fiquem a vontade de usar este espaço.
Obrigado,
Tuba :)
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